Avançar para o conteúdo

Alongamento Ósseo

  • por

A partir da década de 1950, na Russia, em Kurgan, o médico Dr. Gavril Abramovich Ilizarov, por seus estudos desenvolvel o tratamento de fraturas e suas sequelas com um aparelho de fixação externa.

O tratamento de algumas patologias ortopédicas e seqüelas de traumas, como pseudartroses, principalmente as infectadas (osteomielites), consolidações viciosas, falhas ósseas e encurtamentos que podem provocar deformidades graves, são tratados como padrão ouro pela fixação externa pela técnca de Ilizarov.

Em meados dos anos 80, quando o método do Prof. Ilizarov chegou ao Ocidente, abriram-se novos horizontes com a perspectiva de tratamento funcional para uma variedade enorme de problemas e patologias ósseas e o método rapidamente se difundiu.

 

Sua técnica consiste na estabilização extrema de uma fraturaou osteotomia externamente ao membro do individuo, com minimas incisões apenas para introdução de pinos e o grande aparato fica externamente, com menor agressão biologica ao membro do paciente. O aparelho possui tamanha estabilidade, que possibilida ao paciente deambular e manter funções fisiologicas do membro como carga e movimentos articulares, mantendo a importante independencia do paciente.

 

Junto destas teorias também desnvolveu a teoria da osteogenese por distração, o que possibilitou tratamento de alongamento ósseo para individuos com assimetrias de membros congênitas ou por sequelas de fraturas.

Ao observar a possibilidade de osteoogênese por distração, depois de grande experiencia destes tratamentos, desenvolveu o alongamento estetico, que pode levar individuos de estaturas baixa a aumento estetico de sua estatura, podendo ganhar vários centimetros de alturas e satisfazer então suas demandas esteticas de trabalho ou ainda psicologicas.

Normalmente se pode realizar alongamentos com distração de até 1 mm ao dia em quatro movimentos.

Importante sempre o acompanhamento proximo e rigoroso do cirurgião, para antecipar eventuais complicações no decorrer do tratamento, como inflamação de pinos ou deformidades ao alongamento..

Deixe um comentário