Definição de termos:
CORA – Centro de Rotação da Angulação:
Determina a grandeza e o nível da deformidade do osso em análise, é definido pela intersecção dos eixos mecânicos dos segmentos proximail e distail do osso longo em questão, é o ápice da deformidade.
A correção de uma deformidade neste nível, restaura o eixo mecânico e a orientação articular normal.
Se houver necessidade de corrigir uma deformidade em um nível diferente do nível do CORA, a combinação de angulação e translação deve ser avaliada para a perfeita correção do eixo deste membro.
Podemos ter vários CORA em um mesmo osso.
VARO:
Desvio de eixo no plano frontal, em que temos a aproximação do seguimento distal a linha media do corpo. Leva a linha média do joelho para lateral em relação ao eixo mecânico.
VALGO:
Desvio de eixo no plano frontal, em que temos o afastamento do seguimento distal a linha media do corpo. Leva a linha média do joelho para medial em relação ao eixo mecânico.
ANTECURVO (Antecurvato):
Desvio de eixo no plano sagital, em que temos a formação de deformidade com angulação do osso em questão e ápice do ângulo direcionado anteriormente.
RECURVO (Recurvato):
Desvio de eixo no plano sagital, em que temos a formação de deformidade com angulação do osso em questão e ápice do ângulo direcionado posteriormente.
Desvios rotacionais:
São desvios no plano transversal que podem ocorrer em rotação interna ou externa.
Translação:
São desvios do seguimento para lateral, medial, anterior e/ou posterior, independentes de alinhamento ou rotação.
Radiografia panorâmica (Telerradiografia):
RX do membro todo, em posição ortostatica e com rotação neutra (Frente e Perfil).